10 dicas: Como se preparar para o ENEM

em 09 Dez 2017
  • Dicas de Estudo

Você sabe que precisa prestar vestibular. Talvez já tenha até se matriculado. Mas e agora? Como você se prepara?

Se você não sabe por onde começar e nem como se preparar, este é o guia para você. Primeiro, examinaremos o que precisará fazer para se preparar para o teste. Então, vamos discutir alguns métodos de como se preparar para o ENEM.

Como se preparar para o ENEM: 10 etapas principais


#1: Inscreva-se para a prova.

Se você ainda não se cadastrou, é possível iniciar um novo cadastro através do site http://enem.inep.gov.br, preenchendo seus dados pessoais e selecionando a cidade em que deseja realizar a prova. Como o Exame não tem limite de idade, qualquer pessoa pode participar. Após a inscrição, basta pagar a taxa (caso não seja isento) e comparecer ao local indicado no dia da prova.


#2: Atente-se para a estrutura geral e novo formato do ENEM.

A partir de 2017 a prova será aplicada em dois domingos consecutivos e a redação será cobrada no primeiro dia.

O exame foi organizado em quatro áreas do conhecimento, sendo 45 questões para cada:

  • Ciências Humanas e suas Tecnologias
  • Ciências da Natureza e suas Tecnologias
  • Linguagens, Códigos e suas Tecnologias
  • Matemática e suas Tecnologias

No total, são 180 questões de assinalar e uma redação com, no máximo, 30 linhas. É cobrado um texto dissertativo-argumentativo a partir de uma situação-problema (política, social ou cultural). Os participantes têm cerca de 3 minutos para resolver cada questão objetiva e uma hora para concluir a redação.


#3: Familiarize-se com o conteúdo e a sensação do teste.

Esse exame testa diferentes habilidades e áreas do seu conhecimento, além de ser extenso, tem um tempo cronometrado para sua realização, portanto, estar dominando os conteúdos e familiarizado com a pressão que a prova provoca é um passo para o sucesso. Se possível, inscreva-se para o ENEM no ano anterior ao desejado e faça o exame apenas parar testar seus conhecimentos e dominar a quantidade de questões dentro do tempo determinado.


#4: Descubra suas fraquezas.

Uma vez que você decide fazer a prova, é necessário que descubra em quais áreas encontram-se suas fraquezas e defina uma linha de base. A melhor maneira de fazer isso é respondendo uma prova antiga completa e com tempo cronometrado.

Depois de tomar o teste de prática, use as diretrizes de pontuação fornecidas para descobrir sua pontuação. Isso irá ajudá-lo a descobrir quais são seus pontos fortes e fracos. As áreas que tiveram maior número de acertos são claramente as matérias em que você é mais forte.

Após isso, anote todos os padrões de questões em que você não obteve boa pontuação. Exemplo: Você perdeu todas as questões de interpretação de texto? Toda questão que necessitava de cálculo matemático? Esses são tipos de perguntas (e áreas de habilidade) em que você precisa trabalhar.


#5: Defina uma meta de pontuação.

Depois de ter uma ideia da sua linha de base, defina uma pontuação de gol! Seu escore alvo deve levar em conta o curso que você está interessado em fazer, pois geralmente o escore varia entre um curso e outro. Após determinar a média que deseja tirar, tente se manter sempre superior a ela. Esse controle você só terá se resolver e corrigir as provas passadas, levando em consideração o peso de cada tipo de questão.

E lembre-se de que quanto mais você quiser melhorar sua pontuação, mais tempo você terá que colocar nela! Então tente determinar quantas horas por dia serão dedicadas ao estudo e ajustar conforme sentir necessidade.


#6: Faça um horário de estudo.

Com base na pontuação do seu objetivo e quanto tempo você tem antes da prova, é necessário fazer um cronograma de estudo para si mesmo. Se você acha que precisará estudar 50 horas para fazer sua meta de pontuação e o teste é em 10 semanas, tente estudar cerca de 5 horas por semana durante 10 semanas. Isso ajudará a mantê-lo em movimento e a progredir a um ritmo constante.

Também é melhor se você definir antecipadamente blocos de horário específicos e agendados para o estudo. Por exemplo: 1 hora após a escola todos os dias, 2 horas no sábado de manhã e 3 horas no domingo a tarde durante todas as semanas que antecedem o teste.

Ao estabelecer horários consistentes e programados, isso o ajudará a ter o hábito estudar. E certifique-se de que outra pessoa conheça seu horário de estudo para que eles possam responsabilizá-lo!


#7: Analise o conteúdo importante.

Depois de ter um objetivo e um cronograma, é hora de começar a revisar o conteúdo. Tenha em mãos todo material que você precisa para o teste que ainda não conhece e reveja o que você já tem conhecimento. Ficar revendo assuntos que você já tem domínio é bom, mas não negligencie nada. Então, se você é fraco em matemática, por exemplo, é bom gastar mais tempo estudando essa matéria. Isso ajuda a garantir que você esteja suficientemente pronto para cada área do conhecimento e que não retroceda nos assuntos em que você já domina.


#8: Aprenda estratégias de prova.

Uma parte importante da preparação para o ENEM é aprender as melhores estratégias para abordar o exame. Isso inclui aprender a eliminar melhor as respostas, adivinhar quando precisa, gerenciar seu tempo e dicas adicionais específicas para cada área.


#9: Pratique.

Praticar as questões do ENEM tem duas características: A primeira é a prática direcionada a habilidades que você precisa aprimorar para a avaliação. E, para tanto, é necessário que você as conheça. Treine questões que explorem habilidades que ainda precisam ser mais trabalhadas e certifique-se sempre de onde encontra-se o erro com elas para entender onde você se desviou.

Além disso, tente simular um dia de prova em sua própria casa, respondendo a mesma quantidade de questões dentro do tempo e nas mesmas condições que você terá no dia do teste. Certifique-se de incluir pausas e um lanche!


#10: Esteja pronto para o ENEM!

Quando o grande dia chegar, você deve estar pronto! Portanto, certifique-se de se envolver em todas as suas melhores práticas, como dormir muito a noite anterior, ter um café da manhã equilibrado e não esquecer dos documentos e materiais necessários.