Plano de Estudo para Vestibular: Prepare-se em 3 meses

em 02 Dez 2017
  • Dicas de Estudo

Para ir bem no vestibular, você precisará ter um plano de estudo que ajude a gerenciar seu tempo, focando em certos tópicos e habilidades que não estão recebendo a devida atenção.


Quais são os benefícios de um plano de estudo na preparação para ingressar em uma faculdade?

Um plano de estudo permite que você balanceie sua agenda para que esteja gastando tempo suficiente se preparando a prova, mas não se sobrecarregando. Por exemplo, se você tiver dois meses até a data do teste, um planejamento indica quantas horas por semana você deve estudar para que esteja se preparando regularmente e não se espremendo em muitas horas de estudo por dia.

Um cronograma de estudo também informa quando e como estudar os assuntos que você deve dominar para obter uma pontuação elevada. Se você não tem certeza de por onde começar com a álgebra, por exemplo, um bom plano irá mostrar quando e como estudar todos os principais conceitos algébricos que você precisa saber para o exame.

Por fim, um bom horário de estudo indica também se você está evoluindo. Ao estudar consistentemente durante várias semanas ou meses, é possível determinar se o seu resultado está de fato ficando maior e também se você está obtendo mais acertos em suas áreas mais fracas.

Como podemos ver, um cronograma bem feito pode beneficiá-lo grandemente. A partir dele é possível gerenciar melhor seu tempo de preparação, utilizando suas horas de forma mais eficaz para aprimorar as habilidades e estudar as áreas de conteúdo que precisam de mais esforço. Além de ajudar a avaliar seu progresso e ver se tem aumentado a sua probabilidade de obter o resultado desejado.


Plano de estudo para o vestibular: Programa de 3 meses

Para atingir o objetivo do plano de estudo, é preciso estudar um total de 80 horas e você pode espalhá-las como quiser a cada semana. Caso esteja atualmente na escola, pode ser mais fácil estudar nos fins de semana. No final, apenas faça o que funciona melhor para você!


Mês 1: o básico

Este mês trata de familiarizar-se com a estrutura e o conteúdo do vestibular.


Semana 1: Conheça o vestibular

1. Faça um simulado para obter sua nota inicial. Se você ainda não fez nenhum simulado até agora, use esse tempo para encontrar um (seja presencial ou online) e obtenha sua pontuação inicial. Tente fazer o teste em uma sala silenciosa e sem distrações para que obtenha uma representação precisa de suas habilidades atuais.

Tempo sugerido: 4 horas

2. Faça o simulado e analise seus resultados. Calcule sua pontuação e leve algum tempo para ver quais tipos de questões e áreas de conteúdo você treinou no teste.

Tempo sugerido: 1 hora

3. Aprenda o formato do exame. Para ir bem na prova, você precisará entender como a banca aborda os assuntos, incluindo quais tipos de conceitos ela avalia e como esses conceitos são dados como perguntas.

Tempo sugerido: 3 horas


Semana 2: Foco na leitura

1. Descubra a melhor estratégia de leitura para você. Faça alguns testes de leitura para observar diferentes estratégias que podem ser utilizadas. Quando terminar, escolha a estratégia que lhe deu a maior pontuação.

Tempo sugerido: 4 horas

2. Resolva questões que exijam muita leitura com a estratégia que você escolheu. Coloque sua estratégia à prova e tente melhorar seu score conforme for utilizando.

Tempo sugerido: 3 horas


Semana 3: Foco na escrita

1. Aprenda o formato de escrita e linguagem. Pesquise quais tipos de regras gramaticais você precisará saber.

Tempo sugerido: 2 horas

2. Revise os principais tópicos da gramática e as regras de pontuação. Esteja por dentro da nova norma padrão e atente-se aos tipos de erro que não devem ser praticados no exame.

Tempo sugerido: 2,5 horas


Semana 4: Foco na matemática

1. Aprenda o formato da prova de matemática. Compreenda as diferenças entre as questões objetivas (de múltipla escolha) e as subjetivas (no caso de vestibulares que cobram a segunda fase aberta).

Tempo sugerido: 2 horas

2. Revise os conceitos básicos de matemática. Além dos livros, há diversos vídeo-aulas na internet que podem auxiliar nesse passo.

Tempo sugerido: 3 horas


Mês 2: Estratégias

Para este mês, você estudará conceitos adicionais que são necessários e aprenderá estratégias básicas que irão ajudar a responder perguntas com eficácia no dia do teste.


Semana 5: Saiba mais de Matemática

1. Conheça outros conceitos de matemática, especificamente aqueles de  matemática avançada com resolução de problemas e análise de dados. Incluindo:

  • Estatisticas
  • Leitura de tabelas de dados, gráficos de barras
  • Funções e equações quadráticas e não-lineares
  • Funções e equações exponenciais
  • Polinômios
  • Geometria
  • Trigonometria

Tempo sugerido: 2,5 horas

2. Memorize fórmulas importantes. Anote de maneira organizada as principais fórmulas e tente memorizá-las.

Tempo sugerido: 2 horas

3. Resolva as perguntas de assuntos mais complexos. Ao praticar, verifique suas respostas e analise seus erros para que você possa ver quais conceitos ainda precisam de mais estudo.

Tempo sugerido: 3 horas


Semana 6: Comece a elaborar estratégias.

1. Aprenda as principais estratégias de matemática. Isso inclui solucionar as questões de forma mais rápida, optando sempre pelo raciocínio lógico e utilizando a menor quantidade de cálculos para a resolução de questões.

Tempo sugerido: 2,5 horas

2. Aprenda as principais estratégias de leitura  e dicas de escrita. Compreenda o que procurar em diferentes tipos de perguntas e como descartar as escolhas de respostas incorretas.

Tempo sugerido: 2,5 horas

3. Pratique perguntas de Matemática, Leitura e Escrita. Coloque suas estratégias à prova, respondendo perguntas antigas do exame que deseja fazer.

Tempo sugerido: 2 horas


Semana 7: verifique seu progresso

1. Faça um simulado oficial. Você usará essa pontuação para ver o quanto você melhorou desde aquele primeiro teste. Como sempre, tente recriar um ambiente de teste real.

Tempo sugerido: 4 horas

2. Corrija seu simulado e observe quais são as suas fraquezas. Olhe seus resultados para ter uma ideia mais clara do que você melhorou e com o que ainda está lutando. Durante o próximo mês, você estudará principalmente os pontos fracos que foram encontrados neste exame.

Tempo sugerido: 2,5 horas


Semana 8: Aprimore suas habilidades de redação

1. Examine o formato básico da redação. Compreenda que tipo de escrita você precisará fazer na prova e treine.

Tempo sugerido: 2 horas

2. Leia o edital do exame.  Isso lhe dará uma ideia ampla dos tipos de abordagens que você pode ver no dia do teste. Normalmente é cobrado um texto dissertativo-argumentativo a partir de uma situação-problema (política, social ou cultural).

Tempo sugerido: 1,5 horas

3. Escreva algumas redações para praticar. Uma vez terminada, avalie-se usando as exigências do vestibular. Você também pode fazer com que outra pessoa avalie suas redações e ofereça sugestões de melhoria.

Tempo sugerido: 3 horas


Mês 3: Revisão e prática

Quase pronto! Neste último mês, você se concentrará principalmente em revisar e praticar o que já foi estudado. Isso significa que não haverá novos conteúdos para aprender.


Semana 9: Elimine suas fraquezas

1. Responda perguntas bem elaboradas para testar ao máximo seus conhecimentos. Por exemplo, se você está com dificuldades para responder perguntas trigonométricas corretamente, reveja os conceitos básicos que necessitam ser dominados e refaça mais questões referentes a esse assunto.

Tempo sugerido: 6,5 horas


Semana 10: Verifique seu progresso

1. Faça o seu terceiro e último simulado. Isso lhe dará um olhar de última hora sobre os tipos de fraquezas que você ainda tem neste momento.

Tempo sugerido: 4 horas

2. Corrija seu simulado e analise de perto seus resultados. Há alguma área que realmente precisa melhorar nestas próximas duas semanas? O que te confunde ou gasta seu tempo? Saiba aonde está o seu ponto fraco e tente reverter o quadro.

Tempo sugerido: 2,5 horas


Semana 11: Pratique questões ainda mais complexas

1. Passe todo o seu tempo revisando e praticando conceitos difíceis. Use perguntas para praticar o que você aprendeu e garantir que esteja progredindo nos conceitos com os quais você luta mais.

Tempo sugerido: 6,5 horas


Semana 12: Revise conforme necessário

1. Continue revisando os conceitos ou as estratégias que você ainda precisa trabalhar, mas não exagere. Nesta semana você deve se sentir mais relaxado do que as demais. Ao estudar, concentre-se em permanecer calmo e confiante. Não estude no dia anterior à prova ou no próprio dia do exame; desta vez você precisará dar uma pausa para o seu cérebro e acalmar seus nervos.

Tempo sugerido: 6,5 horas (com 0 horas no dia do teste e no dia anterior a ele).