Faculdade Pública ou Particular? Saiba como se decidir

em 16 Dez 2017
  • Vestibulares

Quais as vantagens e desvantagens da faculdade pública?

Para o estudante, a oportunidade de fazer um curso superior gratuito de qualidade é, sem dúvidas, um benefício, principalmente se levarmos em consideração que, na maioria das vezes, a reputação dessas faculdades é muito boa.

Por mais que existam vários custos envolvidos em uma graduação na universidade pública, sabemos que a isenção da mensalidade já passa a ser um grande ponto a seu favor, aumentando a possibilidade de muitos estudantes poderem fazer um curso a nível superior.

Além disso, devemos levar em consideração que todos os professores são concursados e tem estabilidade na carreira. Significa dizer que cada pedagogo continuará ali na universidade até se aposentar. Ou seja, sabendo que vai acompanhar o aluno desde o momento que ele entra na faculdade até a sua formatura, o professor tem a possibilidade de planejar seu trabalho a longo prazo, elaborando projetos e orientando em iniciações científicas, por exemplo.

Em contrapartida, a principal desvantagem talvez seja a dificuldade de acesso, uma vez que a quantidade de vagas disponíveis é muito inferior à demanda e, com isto, poucas pessoas conseguem ter acesso a essas instituições.

Apesar das mensalidades serem isentas, há muitos custos envolvidos, principalmente no que diz respeito a alunos que tem custo de locomoção, moradia e alimentação, inviabilizando, muita das vezes, que o estudante dê prosseguimento ao curso.


Quais as vantagens e desvantagens da faculdade privada?

Por ser mais fácil de ingressar, é notório que há uma maior inclusão dos alunos, visto que existe uma grande quantidade de instituições e diversas opções de cursos, tornando mais simples o acesso ao ensino superior, mesmo que seja pago.

Caso o aluno cumpra os requisitos necessários para a obtenção de uma bolsa de estudos, há então a possibilidade de cursar em uma faculdade privada de graça. Além disso, é possível também que o estudante financie seu curso através do FIES.

Outro ponto a favor das faculdades particulares é a falta de estabilidade dos professores, que frequentemente são avaliados pelos alunos e se não obtiverem resultados positivos, podem sofrer demissão pelo julgamento negativo da turma.

Por outro lado, é notório que a qualidade dos cursos, quando comparada às faculdades públicas, é julgada inferior em boa parte dos casos. Uma forma de certificar o status de algum curso é consultando a nota do mesmo segundo o MEC.


Para facilitar, criamos uma lista que te ajudará a escolher entre instituições públicas e privadas de ensino:

  • Leve em consideração a infraestrutura da instituição
  • Conheça a qualidade dos professores
  • Saiba como são as formas de ingresso - Hoje em dia, o Enem padronizou muitas das formas de ingresso nas universidades.
  • Calcule todos os seus custos - Nas universidades públicas, devido à falta de recursos, muitos gastos são frequentemente repassados para os alunos, como por exemplo a aquisição de livros ou materiais que estejam em falta na faculdade. Além disso, a instabilidade do horário das aulas muitas vezes impede que você consiga harmonizar trabalho e estudos, o que pode causar uma diminuição da sua renda.
  • Verifique o respaldo da faculdade no mercado de trabalho – Se seu plano é seguir a carreira de docente ou pesquisa, deve ser levado em consideração todo o legado que as universidades públicas carregam no que diz respeito à pesquisa acadêmica. Porém, se seu intuito é focar no mercado de trabalho do futuro, provavelmente as faculdades privadas te deixarão mais bem encaminhado nesse quesito.
  • Observe a grade curricular das instituições que lhe interessam - Por terem mais recurso, as universidades privadas normalmente apresentam matérias mais atualizadas de acordo com a demanda do mercado, principalmente em disciplinas que necessitam de uma infraestrutura física.
  • O ensino de qualidade não é mérito apenas das faculdades tradicionais – Assim como as instituições públicas, as universidades privadas também têm formado muitos profissionais que são referência no mercado.
  • Leve em consideração a acessibilidade – Caso você resida em uma cidade do interior, muito provável que suas opções reduzam significantemente por conta da distância, então considere os gastos que aparecerão por ter que se mudar para outra cidade.
  • Por fim, não se esqueça que, caso opte pela faculdade pública, é provável que você sofra com as greves que ocorrem frequentemente, atrasando o calendário de estudos e consequentemente aumentando o período da graduação.


Resumidamente, tente escolher nesta ordem:

  1. Faculdade pública: pela qualidade de ensino e gratuidade.
  2. Faculdade particular conhecida: existem algumas faculdades privadas que têm um certo respaldo no mercado de trabalho resultante da sua exigência e formação de alunos com alto nível.
  3. Faculdade privada que é destaque em um determinado curso: existem situações em que a universidade não é conhecida, mas se destaca pela qualidade em uma área de ensino.
  4. Faculdades localizadas em pequenos municípios: essas costumam ter o preço mais em conta e, para muitos, é a melhor opção.
  5. Além destas, existe também a possibilidade de uma graduação a distância.