Dicas para ajudar estudantes estressados ​​a relaxar

em 16 Mar 2018
  • Dicas de Estudo

Vamos ser honestos, ser um adolescente hoje é mais difícil do que no passado. Além de sofrer com a forte concorrência para ingresar na faculdade, muitas das vezes é necessário saber lidar com a pressão para o sucesso. Isso tudo faz com que os estudantes do ensino médio convivam rotineiramente com o estresse. Felizmente, existem estratégias que os adolescentes e os pais podem utilizar para reduzir o estresse estudantil e a angústia na adolescência.


Dicas para os pais usarem

Ajudar um adolescente estressado é uma meta de equipe, é preciso que ambos (pais e filhos) trabalhem juntos com essas estratégias. Aqui, então, são algumas atividades que qualquer pai pode usar para ajudar seus adolescentes a permanecerem calmos e focados. Gerencie sua ansiedade: uma das piores coisas que você pode fazer, como pai, é refletir a ansiedade do seu filho. Se seu adolescente não alcançar a meta que você almeja, tente não se frustrar e, principalmente, projetar sua frustração para ele. Lembre-se que seu filho já está sentindo seu próprio estresse e pressão. Em vez disso, é melhor trabalhar primeiro com seus sentimentos e, em seguida, ajudar seu filho a processá-los de forma produtiva.

  • Tranquilize-o constantemente: há tanta pressão sobre os adolescentes para "entrar na faculdade certa" que muitas vezes o jovem se sente pressionado, imaginando que, se não conseguirem ingressar na universidade dos sonhos, a vida profissional está acabada. Os pais precisam tranquilizar seus adolescentes que a vida é longa, o estimulando a dar sempre o seu melhor, até porque, a vida não se baseia em uma decisão tomada aos dezessete anos.
  • Ajude a normalizar os sentimentos: como adultos, é difícil lembrar-se de como é confusa e frustrante a vida na adolescência. No entanto, seu filho adolescente não tem essa mesma perspectiva porque ele ou ela está lidando com isso pela primeira vez. Por esse motivo, é importante validar e normalizar seus sentimentos e estados de espírito, especialmente na era das mídias sociais. Discutir e ajudá-los a entender que é normal, às vezes, ter sentimentos conflitantes, desde que você trabalhe através deles e saiba que todos os têm também.
  • Gerencie o uso da tecnologia: os telefones celulares, os videogames, as mídias sociais, etc. são ótimas maneiras para o seu adolescente se distrair do estudo e terminar os trabalhos de casa. A chave é estabelecer normas quanto ao tempo e forma de utilização das redes, sem proibir seu uso. Por exemplo, não é permitido jogo de videogame até que a lição de casa seja concluída e verificada. Além disso, verifique se o telefone e o computador ou o tablet estão desligados uma hora antes de dormir. Dessa forma, será mais fácil para eles obter o descanso físico e mental de que necessitam.


Dicas para que os alunos usarem

Novamente, a chave para aliviar o estresse é um trabalhando em conjunto, o que significa que o adolescente também precisa se ajudar. As seguintes estratégias ajudarão definitivamente qualquer adolescente a reduzir a ansiedade e a melhorar a vida.

  • Dieta saudável: fazer refeições saudáveis ​​e regulares fornece ao corpo os nutrientes e a energia que precisa para funcionar com o máximo desempenho. Comer muito fast food ou pular refeições regularmente o priva do combustível necessário para estudar bem e manter o equilíbrio. Especialmente na adolescência, os alimentos são de fundamental importância para o desenvolvimento, uma dieta saudável só irá fortalecê-lo.
  • Dormir: o sono é importante em todas as idades, especialmente durante a adolescência. São recomendadas de 8 a 9 horas de sono noturno para adolescentes. Pense nisso assim: o sono é o seu modo de reinicialização natural. Todas as preocupações e pressões que você enfrenta durante o dia são deixadas de lado. O cérebro e o corpo foram redefinidos fisicamente, deixando você com uma mente fresca e clara pela manhã.
  • Exercício: é fácil dizer: "Não tenho tempo para exercitar, tenho muita lição de casa e outras atividades a fazer". A verdade é que você tem tempo suficiente para se exercitar. Apenas duas horas de exercício por semana podem melhorar positivamente no seu desempenho. Isso ajuda a liberar o estresse que o corpo cria como reação à adrenalina, o que pode levar a perda de sono, problemas de estômago, dores de cabeça, etc. Destruindo essa energia reprimida, limpará sua mente e eliminará esses sintomas físicos.
  • Tempo sozinho: apesar do tempo sozinho ser necessário, os seres humanos também são criaturas sociais. Não é saudável passar muito tempo isolado. É por isso que você também deve encontrar tempo para gastar com seus amigos íntimos. Reserve um momento com as pessoas que realmente te apoiam e que te estimule a seguir em frente.
  • Prioridades: ao se preparar para o vestibular, é fácil sentir-se sobrecarregado com tudo o que acontece. Parece sempre haver muitas atividades e obrigações a serem cumpridas. Uma estratégia-chave para usar aqui é o gerenciamento efetivo do tempo e a priorização. Faça uma lista das coisas mais importantes para você e seu sucesso, classifique-as e veja o que mais está ocupando seu tempo e que não consta como prioridade na lista. O gerenciamento de tempo não só reduz o estresse, mas faz você mais produtivo.
  • Meditação: apesar de parecer muito simples, pausar para respirar é útil e o mantém centrado. Sempre que você se sentir sobrecarregado com o que está acontecendo, pare o que está fazendo, feche seus olhos, respire fundo para preencher o diafragma e expire lentamente. Concentre-se em inalar e exalar, ignorando todo o resto. Essa atividade simples é o primeiro passo para a meditação. Não se trata de ser "profundo", mas de estar atento ao momento em que você está e abrandar seus pensamentos para dentro dele. Quando parece que há muitas coisas acontecendo ao seu redor, a respiração focada irá efetivamente centrá-lo.
  • Rir: acredite ou não, uma boa risada tem um efeito positivo no corpo. O ato físico de riso faz com que seus músculos relaxem e cause uma liberação de endorfinas, o que faz você se sentir bem. O riso também ajuda impulsionar o sistema imunológico, o que, por sua vez, contesta os efeitos colaterais que o estresse pode causar. Não subestime o poder de uma boa piada ou história engraçada quando você está sentindo essa angústia na adolescência.


Pais e estudantes estão juntos

Como foi dito no início, para seu adolescente permanecer sem estresse, é necessário que haja um trabalho em conjunto. É necessário que os dois lados cooperem para que isso funcione. Uma combinação destas estratégias não só manterá o estresse afastado, mas também tornará melhor cada pessoa envolvida. Lembre-se sempre de que uma comunicação clara mantém todas as partes conscientes e empenhadas em alcançar o sucesso.

Até a próxima!